DURA ATÉ ACABAR

Às vezes eu acho que há algum componente em determinados equipamentos eletrônicos que determinam qual será a vida útil deles. por exemplo:
1 - MOUSES: aparentemente, após alguns poucos meses, começam a não respeitar os cliques e arrastos que fazemos, nos levando a trocá-los. Abertos, nada de desgastado há. Mas, recolocados em suas conexões USB, voltam a falhar. Ou dão muitos cliques de uma só vez, ou não dão clique nenhum ou simplesmente soltam algum objeto arrastado antes que tenhamos tirado o dedo do botão.
.
2 - LÂMPADAS FLUORESCENTES: diz-se que o número de vezes que elas são ligadas é que determina sua vida útil. Numa estatística muito particular, percebi que elas começam a ficar escurinhas com uns 10 meses de uso e, depois de 1 ano e algumas semanas elas simplesmente deixam de funcionar. Isso serve pra baterias de carro!
.
 3 - CELULARES: num sei bem qual é o caso, mas acho que  eles nem precisam desse componente [muito embora, eu continue achando que eles possuem essa suposta "peça]. Nós que somos levados a querer um novo aparelho todo mês! Nesse caso, talvez a psicologia deva achar algum componente em nós que também atribua defeito às coisas em algum momento. Ou talvez já tenham achado e isso deva ser utilizado em marketing, de forma que "entremos nessa vibe" sempre que eles "disparam" essa característica de seres humanos consumistas na TV ou algum meio de comunicação de massa. Sei lá, vai saber.
.
4 - Mini caixas de som/Fones de ouvido ou coisas assim: incrível a pequena duração desses equipamentos e, como sempre, depois de abertos, nada desgastado há e ainda assim, permanecem inválidos.
.
5 - Relógios despertadores e mp3/rádios portáteis: incrível o tanto que pode-se encontrá-los pelas lixeiras. Aparentemente, campeões da curta duração sem motivo aparente.
.
6 - Políticas de sustentabilidade das empresas: apenas um nome bonito, politicamente correto, que afasta os "chatos" que lutam pelo meio ambiente das preocupações dos dirigentes empresariais, mas ainda assim, uma forma de impulsionar o consumo.
.
é... acho q esse ponto 6 é mais uma hipótese do que algo feito pra funcionar por um curto período de tempo. Quer dizer, considerando que a hipótese é minha [eu acho], a coisa "capitalista" inserida em tudo isso é a única que funcionará indefinidamente de forma perfeita. Em breve, o termo "sustentabilidade", vai ter seu período de duração finalizado, mas o consumo vai continuar; as formas de se fazer porcarias que nos satisfazem por cada vez menos tempo continuarão a se proliferar. A consciência sobre como vivemos nesse planeta é algo que também já foi pro saco faz tempo.
.
E só pra num dizer que essa é uma simples reclamação minha, pensei nisso enquanto ia pro comércio comprar um mouse e uma lâmpada fluorescente depois de ter trocado a bateria do carro. Com excessão do mouse que durou apenas 3 meses, a bateria e a lâmpada duraram exatamente 1 ano. Nem deu pra reclamar...

1 Use sua loucura. Comente aqui!:

José Fagner Alves Santos disse...

Vixe! O homem aceitou o desafio. Fico contente em ver que o blog deu sinal de vida novamente.
Quanto às coisas que não duram muito:Já reparou que a sensação de saciedade causada pelo sexo se dissipa muito rapidamente? Pelo esforço empregado na execução de um projeto de tal envergaDURA, o efeito deveria ser mais duradouro. Em se tratando de eletrodoméstico, tenho que concordar com o Gay Talese: "Os computadores ficam ultrapassados antes que a loja entregue o equipamento recém comprado em sua casa". Coisas do capitalismo.
Como já diria os comunas, é tudo culpa do imperialismo Ianque. inclusive a sensação orgasmaica. E tenho dito.